Quinta-feira, 10 de Janeiro de 2008

Estudo do Tabernáculo de Moisés - Parte ll

A salvação dos Pecadores
Revelada no Tabernáculo de Moisés
< Êxodo 27:9-21 >
“Farás também o átrio do tabernáculo; ao lado meridional (que dá para o sul), o átrio terá cortinas de linho fino retorcido; o comprimento de cada lado será de cem côvados. Também as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de bronze; os ganchos das colunas e as sua vergas serão de prata. De igual modo, para o lado norte ao comprido, haverá cortinas de cem côvados de comprimento; e as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de bronze; os ganchos das colunas e as suas vergas serão de prata. Na largura do átrio para o lado do ocidente, haverá cortinas de cinqüenta côvados; as colunas serão dez, e as suas bases, dez. A largura do átrio do lado oriental (para o levante) será de cinqüenta côvados. As cortinas para um lado da entrada serão de quinze côvados; as suas colunas serão três, e as suas bases, três. Para o outro lado da entrada, haverá cortinas de quinze côvados; as suas colunas serão três, e as suas bases, três. À porta do átrio, haverá um reposteiro de vinte côvados, de estofo azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino retorcido, obra de bordador; as suas colunas serão quatro, e as suas bases, quatro. Todas as colunas ao redor do átrio serão cingidas de vergas de prata; os seus ganchos serão de prata, mas as suas bases, de bronze. O átrio terá cem côvados de comprimento, e cinqüenta de largura por todo o lado, e cinco de altura; as suas cortinas serão de linho fino retorcido, e as suas bases, de bronze. Todos os utensílios do tabernáculo em todo o seu serviço, e todas as suas estacas, e todas as estacas do átrio serão de bronze. Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveira, batido, para o candelabro, para que haja lâmpada acesa continuamente. Na tenda da congregação fora do véu, que está diante do Testemunho, Arão e seus filhos a conservarão em ordem, desde a tarde até pela manhã, perante o SENHOR; estatuto perpétuo será este a favor dos filhos de Israel pelas suas gerações.”

A cerca retangular do pátio do Tabernáculo media 100 cúbitos de comprimento. Na Bíblia, um cúbito se estabelecia como o comprimento que estende do cotovelo da pessoa à ponta do dedo dele, aproximadamente 45 cm na medida de hoje. Como desta maneira, a cerca do pátio do Tabernáculo era de 100 cúbitos de comprimento que era aproximadamente 45 m, e que sua largura era 50 cúbitos que era aproximadamente 22.5 m de extensão. Assim este era o tamanho da Casa na qual Deus habitava entre o povo de Israel no tempo do Antigo Testamento.


O Pátio Exterior do Tabernáculo Era Rodeado por uma Cerca

Você viu um modelo do Tabernáculo em um quadro ou pintura alguma vez? Falando em termos gerais, o Tabernáculo foi dividido entre o pátio e o próprio Tabernáculo, a Casa de Deus. Nesta Casa de Deus, o Tabernáculo, havia uma estrutura pequena chamada Santuário. O Santuário estava coberto por quatro coberturas diferentes: uma cobertura de tecido de linho retorcido e fios azul, roxo, e escarlate; outra de peles de cabras; esta de pele de cordeiro tingida de vermelho; e uma cobertura de peles.
Ao lado do pátio do Tabernáculo se encontrava a porta, tecida de fios de cor azul, roxo, e escarlate e tecido de linho retorcido. Entrando nesta porta, nós teríamos visto o altar de holocausto e a pia. Passando a pia, nós teríamos visto o próprio Tabernáculo então. O Tabernáculo foi dividido no Santo Lugar e o Santo dos Santos, onde a Arca de Deus do Testemunho estava. A cerca do pátio do Tabernáculo foi construído com 60 pilares com reposteiros de linho fino branco. Por outro lado, o próprio Tabernáculo foi construído com 48 tábuas e 9 pilares. Nós precisamos ter uma idéia geral das características externas do Tabernáculo, pelo menos para poder entender o que Deus está falando conosco através seu formato.

Deus habita dentro do Tabernáculo construído com 48 tábuas. Deus manifestou a presença dele de dia às pessoas de Israel com o pilar de nuvem e que de fogo de noite sobre o Tabernáculo. E dentro do Santuário onde o próprio Deus habita, a glória de Deus encheu o lugar. Dentro do Santo Lugar, havia a mesa de pão, o candelabro, e o altar de incenso, e dentro do Santo dos Santos, havia a Arca do Concerto e o propiciatório. Estes eram áreas proibidas para o povo em geral de Israel; só o sacerdote e o Sumo Sacerdote poderiam entrar nos lugares de acordo com o sistema do Tabernáculo. Está escrito, “ Ora, depois de tudo isto assim preparado, continuamente entram no primeiro tabernáculo os sacerdotes, para realizar os serviços sagrados; mas, no segundo, o sumo sacerdote, ele sozinho, uma vez por ano, não sem sangue, que oferece por si e pelos pecados de ignorância do povo” (Hebreus 9:6-7). Isto nos fala que na era atual, só aqueles que têm a fé de ouro que crê no evangelho da água e o Espírito podem viver as suas vidas com Deus enquanto servem a Ele.


Qual é o significado do pão sobre a mesa de pães? Significa a Palavra de Deus. O que significa o altar de incenso do altar? Nos fala das orações. Dentro do Santo dos Santos, havia a Arca do Concerto, e o propiciatório, feito de ouro puro, seja colocado por cima da Arca. Em cima os Querubins com suas asas abertas cobrindo o propiciatório com as suas asas, e eles estavam um de frente para o outro sobre o propiciatório. Este era o propiciatório, o lugar onde a graça de Deus era concedida. Dentro da Arca do Concerto, as duas tábuas de pedra nas quais os Dez Mandamentos foram gravados, a vara de Aaron, e um jarro cheio de maná. A Arca estava coberta por um ouro (o propiciatório), e sobre este os Querubins olhando para baixo para o propiciatório.

Onde Vivem Esses que Recebem a Remissão do Pecado?

O lugar onde vivem esses que recebem a remissão de pecado está dentro do Santuário. O Santuário foi construído com 48 tábuas, todas elas estavam revestidas com ouro. Pense nisto. Quando você está olhando para a parede dourada não de apenas um punhado, mas de 48 tábuas douradas, que tanto brilharia? Como o interior do Santuário e todos seus utensílios foram feitos deste modo de puro ouro dentro, eles brilhavam intensamente.
O altar de holocausto e a pia no pátio exterior do Tabernáculo eram todos feitos de bronze, e a cerca do pátio foi feita de pilares revestidos com prata e linho fino branco. Em contraste, foram feitos todos os utensílios dentro do Santuário de ouro; o candelabro era dourado, e assim era a mesa de pão. Assim como todos os artigos no Santuário e as três paredes foram feitos de puro ouro, o interior do Santuário sempre brilhava intensamente com um dourado radiante.

Como o interior do Santuário brilhava assim intensamente com um dourado resplandecente nos fala que os santos salvos vivem suas preciosas vidas de fé dentro da Igreja de Deus. Os santos que vivem em sua fé no evangelho da água e o Espírito são como o puro ouro achado no Santuário. A vida que tais santos vivem dentro do Santuário é a vida santificada que habita na Igreja, se alimenta da Palavra de Deus, ora e O adora, e vai diante do trono de Deus e está revestido todos os dias de Sua graça, tudo através da Igreja. Esta é a vida de fé dentro do Santuário. Você tem que levar isto em seu coração que só os justos que foram salvos pelo evangelho da água e o Espírito pode viver esta vida preciosa de fé dentro do Santuário.










publicado por pauloescriba às 04:07
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


.posts recentes

. Vai começar uma novela

. Já começou a novela

. Vai começar uma Novela

. História do bairro Amapá ...

. ...

. HISTÓRIA DOBAIRRO AMAPÁ

. A minha versão sobre a Hi...

. História do Amapá- Parte ...

. História do Amapá - Part...

. História do Amapá-Parte I

.arquivos

. Agosto 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Dezembro 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Abril 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds